DA METAPSÍQUICA À PARAPSICOLOGIA


DA METAPSÍQUICA À PARAPSICOLOGIA
Em 1852 Edward Benson funda a "Cambridge Ghost Society". Seria a primeira sociedade científica a estudar os fenômenos de aparência sobrenatural. Daí para frente, muitas sociedades surgiram.
Em Londres surgia em 1882, a "Society for Psychical Research", onde famosos pesquisadores atacaram de frente os fenômenos paranormais verificados nos consultórios de médicos hipnotizadores e nas sessões mediúnicas.
Com as pesquisas em franco desenvolvimento através de experimentações em laboratórios, surgem os primeiros postulados científicos envolvendo transmissão de pensamentos - leitura sem o uso dos olhos.
"De fato, não houve grande progresso na área da pesquisa experimental no período da Pesquisa Psíquica caracterizada pela pesquisa de casos espontâneos. Exemplo desse trabalho é a monumental obra: 'Phantasms of the Living' (Gurney, Meyers & Podmore, 1886). Evidentemente, este período assistiu algumas poucas pesquisas experimentais, sobretudo as realizadas por Guthrie & Birchall Crookes, Charles Richet e F. Meyers. Os historiadores da Parapsicologia são unânimes em afirmar que este período, como um todo, se caracterizou pela pesquisa de casos espontâneos e pela baixa qualidade dos controles de variáveis." - (Prof. Wellington Zangari - INTER PSI,CEPE,COS,PUC-SP).
Em 1884 a "American Society for Psychical Research" era inaugurada em Boston e em 1918 o famoso "Instituto Metapsiquico Internacional de Paris". Uma grande literatura foi produzida com base nas experiências do Dr. Richet, médico fisiologista parisiense, sintetizadas na sua famosa obra "Tratado de Metapsíquica" de 1922.
Outras denominações surgiram depois para nomear tal ciência: Psicologia Transcedente, Psicologia Supranormal e muitas outras até 1934 quando o americano Dr. Joseph B. Rhine lançou sua famosa obra "Extrasensory Perception" popularizando assim o termo Parapsicologia.
No entanto, o reconhecimento da Parapsicologia como ciência autônoma e disciplina científica, segundo algumas publicações, só aconteceria com a realização do "Congresso Internacional de Parapsicologia" em Utrecht, Holanda, em 1953 onde foi instituída a primeira cadeira de nível universitário de Parapsicologia regida pelo Dr. W. H. C. Tenhaeff.
Segundo o Prof. Wellington Zangari, "há muita polêmica (não há consenso) a respeito de que a Parapsicologia tenha sido reconhecida como ciência autônoma e que esse fato tenha se dado no referido congresso. O congresso serviu para lançar as bases da Parapsicologia, inclusive para tornar o termo 'parapsicologia' o preferido entre os demais (Metapsíquica e Pesquisa Psíquica). Mas o que torna uma disciplina reconhecida é, de fato, um processo que a Parapsicologia ainda está passando. Não há aceitação geral, nem nos EUA nem na Europa, da Parapsicologia. Há muito preconceito por parte dos cientistas. Ainda assim, algumas instituições universitárias abrigam, atualmente centros de pesquisa e pós-graduação em Parapsicologia. Mais importante do que o congresso ocorrido em Utrecht é a aceitação da Parapsychological Association como membro da American Association for the Advancement of Science, em 1969. A PA, ao contrário do que muitos pensam no Brasil, permanece como membro da AAAS até hoje. Este é, de fato, um importante reconhecimento da Parapsicologia pela classe científica."

Por: Omar Carline Bueno - Psicoterapeuta
PRINCIPAIS CENTROS DE PESQUISAS PARAPSICOLÓGICAS
INSTITUTOS DE PESQUISA DE PSI EM UNIVERSIDADES
Brasil
Estados Unidos
PEAR Laboratory, Princeton Engineering Anomalies Research Lab., The Global Consciousness Project, Princeton University, Princeton, NJ, USA
Franklin Pierce College, California, USA
Consciousness Research Laboratory, University of Nevada, Las Vegas, NV, USA
Grã-Bretanha
Koestler Parapsychology Unit, University of Edinburgh, Scotland
Nene University College, Nene University, UK
Perrot-Warwick Research Unit, University of Hertfordshire, UK
Mind-Matter Unification Project, Cambridge University, UK
Consciousness and Transpersonal Psychology Research Unit, Liverpool John Moores University, UK
Holanda
University of Amsterdam Anomalous Cognition Group, University of Amsterdam, The Netherlands
INSTITUTOS DE PESQUISA DE PSI PARTICULARES
Alemanha
Institut fuer Grenzgebiete der Psychologie und Psychohygiene (IGPP), Freiburg, Al
Argentina
Instituto Argentino de Psicologia Paranormal, Buenos Aires, Ar
Brasil
Centro de Pesquisa do Sonho, Curitiba, PR
Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas, Recife, PE
Centro Latino-Americano de Parapsicologia, CLAP, São Paulo, SP
Estados Unidos
Rhine Research Center (Inclui o Institute for Parapsychology), Durham, NC, USA
The Laboratories for Fundamental Research (Inclui o Cognitive Sciences Laboratory), Palo Alto, CA
The Retro-Psychokinesis Project
Itália
Centro Studi Parapsicologici di Bologna, Bologna, It
Japão
Bio-Emission Laboratory
México
Instituto Latino-Americano de Psicologia Paranormal, Ciudad del Mexico, Mx
Portugal
Centro Latino-Americano de Parapsicologia, CLAP-Portugal, Braga, Pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

USE Perfil ANÔNIMO e por gentileza Identifique-se