O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS PSÍQUICAS


O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS PSÍQUICAS
 Franz Anton Mesmer elabora no século XVIII as teorias do Magnetismo Astral e suas divisões em Magnetismo Animal e Mineral. Surgia a primeira tentativa de explicar a cura pela imposição das mãos atribuídas aos "santos", feiticeiros e curandeiros; as chamadas "curas milagrosas".
Segundo ele, a cura acontecia pela transferência de uma radiação magnética emitida por suas mãos aos doentes. Essa energia tinha a capacidade de reequilibrar as energias deficientes do doente.
A essa radiação, ele deu o nome de magnetismo animal.
Esse método foi denominado mais tarde de "Mesmerismo", como homenagem de seus discípulos.
Pouco tempo depois, o Dr. Braid vinha provar que o magnetismo podia se processar sem a imposição das mãos ou seja, sem nenhuma radiação, mas por uma simples sugestão verbal.
A partir daí, os pesquisadores psíquicos começaram a se atentar para dois fatos fundamentais em relação aos fenômenos paranormais da adivinhação ou das curas milagrosas.
    1. Magnéticos ou sugestivos - eram humanos e psíquicos. Sem nenhuma interferência das chamadas entidades espirituais.
    2. Os fenômenos paranormais podiam ser provados e também provocados paralelamente tanto nos magnetizados quanto nos hipnotizados.
Isso tudo vinha provar que os estados de transe, no qual se provocavam a cura, o que eram em muitos aspectos semelhante ao sonambulismo natural, nada tinham a ver com o sobrenatural ou com a intervenção de espíritos ou diabo, como se acreditava.
Em vista das experiências magnéticas e hipnóticas, as teorias religiosas de possessão diabólica e dos endemoniados vinham por terra. E com isso, muitos doentes, que se enquadravam nessa categoria, passaram a ser analisados como doentes e não como possuídos.
Com essas descobertas, fenômenos considerados sobrenaturais como telepatia, clarividência e precognição passavam a ser estudados como fenômenos paranormais passíveis de serem pesquisados por experimentação.
Por: Omar Carline Bueno - Psicanálise da Sensitividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

USE Perfil ANÔNIMO e por gentileza Identifique-se